Uma forma de falar de música ...

 

  
   Já disse antes que uma das minhas veias profissional é a tecnologia, e disse isso porque tenho outras obviamente, e outra delas é a música, portanto não posso deixar de intervir sobre o assunto e quero fazer isso de uma forma menos cruel possível, o que nem sempre acontece porque, quando não sou liberal sou conservador, da mesma forma quando se não sou moderno e contemporâneo sou vanguardista apegado aos velhos e bons "conceitos", e isso deixa uma margem de tolerância muito menor, enfim .... Vamos ao que interessa.



   "A música é capaz de reproduzir em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que a inebria" Ludwig van Beethoven (1770-1827) 

   Vou tentar expôr de forma prática meu entendimento sobre essa citação de Beethoven




   Uma das formas mais primitivas e intenças de se sentir e se interagir com o meio é o som, ele nos atinge em um nível muito profundo e sempre serve de referência para o que quer que seja. Desde que nascemos tudo na nossa vida está associado a um som, isso faz com que nossos cérebros sejam "moldados" para reagir de determinada forma de acordo com determinada frequência sonora, despertando sentimentos distintos dependendo da associação "som/situação" 

   Ex. : A mulher é mais sensível a determinadas frequêcias agudas por causa da associação ao choro do bebê, e com o passar das gerações desde os primeiros humanóides isso como todas as outras coisas ficam gravadas em nossos genes, fazendo assim com que nosso cérebro responda mesmo que inconscientemente e desperte sensações diferentes de acordo com frequências sonoras diferentes. Essa é a forma mais primitiva e instintiva, existe outras formas de associação mais "superficiais" como ouvir uma música e lembrar de algúem, reconhecer o carro pelo barulho, saber está chovendo sem precisar ir até a janela etc ... e tudo isso nos faz muito sensíveis aos sons

   Eu disse tudo isso para chegar na parte das composições musicais e suas formas...



                                           
   Em sua citação Beethoven faz uma referência a capacidade que a música tem de reproduzir nossos mais profundos sentimentos de forma única e verdadeira, e se Beethoven disse quem sou eu pra discordar, portanto parto deste princípio. Então nossa relação com a música se torna uma forma de auto - retrato tanto pra quem ouve quanto pra quem compõe.

   Falando de composições eu vejo-as de algumas formas diferentes, assim com as sinto de formas diferentes de acordo com cada tipo de composição. Existem músicas tecnicamente ruins que podem agradar pelo nível de sinceridade e identificação que existir com auditor, isso faz com que muitas músicas que hoje são conhecidas como populares sejam o retrato fiel de sociedades inteiras, e sendo a grande maioria da música oferecida hoje por todo tipo de mídia tecnicamente  ruim, todo seu nível aceitação e veiculação provém  do  auto-retrato de cada um. Um exemplo: pra mim um tipo de composição dessas é o som do Ramones, tecnicamente ruim, mas eu me identifico e algumas músicas me agradam. Um outro exemplo meu é a música "Ódio" da banda luxúria, eu sinto uma sinceridade na voz dela cantando que me arrepia, e a música não é extraordinária tecnicamente falando


Essa é a música ...
  


Também acho a muito letra bem feita ...





Continua ..... com outros tipos, exemplos e efeitos de composições e sons ...

0 comentários: